domingo, 9 de outubro de 2011

O DataGramaZero de Outubro 2011 esta' online





O DataGramaZero de Outubro 2011 traz os seguintes artigos:


1 - Sociedade do Conhecimento: características, demandas e requisitos
por Gisele Dziekaniak e Aires Rover

Resumo: Define características da Sociedade do Conhecimento. Defende a importância da informação, como um bem social, discordando do modo com a atual Sociedade da Informação a considera: como matéria-prima para o desenvolvimento da livre concorrência econômica, sem atribuir a devida importância ao desenvolvimento cultural e social da humanidade.

2 - Redes Neurais Artificiais
Magali Rezende Gouvêa Meireles e Beatriz Valadares Cendón

Resumo: Verificar a eficiência e a viabilidade do uso de Redes Neurais Artificiais para categorizar e classificar documentos. Foram descritas algumas das características de Redes Neurais Artificiais e sua aplicação na recuperação de informação e em processos de categorização. .

3 - Informação em produtos culturais: o estatuto da informação não-científica
por Carmen Irene C. de Oliveira

Resumo: Desenvolve o conceito de informação não-científica sobre a ciência, estabelecendo seu estatuto e suas propriedades. Como campo empírico para análises elegeu-se remakes de filmes de ficção-científica, compreendendo que há uma informação não-científica que informa sobre a ciência em produtos culturais.

4 - Ontologias aplicada a padronização dos currículos de pesquisadores
por Lívia Regina Nogueira dos Santos e Rosenilda Alcides e Maria do Carmo Duarte Freitas e Helena de Fátima Nunes da Silva

Resumo: O artigo analisa a oferta e a demanda de informação registrada nos currículos de pesquisadores, presentes na plataforma Lattes. O objetivo é demonstrar a aplicação de ontologias como recurso à padronização e correlação de currículos. A expectativa é propor uma metodologia para homogeneizar os currículos de uma equipe.

5 - Interatividade na TV digital aberta:o que o usuário pensa, precisa e quer
por Maria Elizabeth Horn Pepulim e Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo: Este artigo trata do usuário da TV digital aberta brasileira. Coloca algumas considerações sobre o usuário, e da pesquisa de opinião vista que quer compreender realmente o usuário antes de qualquer direcionamento de construção de conteúdo.

6 - Portabilidade e mobilidade na TV digital
por Thalita Maria Mancoso Mantovani e Souza e Maria Cristina Gobbi

Resumo: Destaca a portabilidade e a mobilidade da televisão digital como possibilidades de promoção para a hospitalidade social. Assim, com a televisão digital, é possível que tenhamos nova forma de sociabilidade que permite a construção de laços sociais e a hospitalidade social nos espaços públicos.

7 - Gestão de significados em movimento: intertextualidades
por Aldo de Albuquerque Barreto

Resumo: O fio condutor desta narrativa é o pensamento do autor que registra coisas esparsas, e até já faladas em um domicílio de escrita. O texto em si é um estudo para verificar a possibilidades de se ordenar e agregar uma coleção intertextual de reflexões; coisas ditas ou publicadas, memórias ainda escondidas e sem morada certa que precisam estocadas para permitir a deslembrança.
------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG de Outubro 2011 temos a recensão de: “The "Laws of Imitation" por Gabriel Tarde e artigo "Da classificação dos seres à classificação dos saberes". Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número. Em Colunas temos o texto: O Brasil já possui massa critica para XML-Publishing científico por Ariadne Chloe Furnival e Peter de Padua Krauss.

O DataGramaZero de outubro de 2011 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Este é um periódico privado mas de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos onze anos do Datagramazero com cerca de 45 números da Revista, 350 artigos, algo como 400 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O DataGramaZero está registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em: http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos ao mês. Está listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário