quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fragmento de uma historia ainda sem fim




Em março de 2010 fui aposentado do SPF pela compulsória de idade que terminou com quase quarenta anos de vinculação  a minha casa de sempre o Ibict onde estive como docente e pesquisador. Mas, este momento do presente tem me sido, particularmente propício, e deve ser compensado. Considerando ser meu passado é evidentemente maior que o futuro eu  posso  falar sem  condições pecáveis de qualquer interesse que minha trajetória naquela Instituição  sustentou e realizou muitos de meus sonhos e permitiu traduzir o meu fazer na sequência do que tem sido a aventura de mina vida. E se foi assim é porque nunca me abstive de participar e, sobretudo,  não me abstive de lidar com paciência e com entusiasmo dos meus projetos e dos alunos com os quais convivi ali. 

Voltei assim a cooperar com o IBICT, agora sem qualquer vinculação formal, mas com a anuência da direção da Instituição. Assim, cada vez mais se desenha por vontade minha  o meu destino histórico.

Desvencilhei-me, recentemente, de uma "rara" experiência em uma instituição fluminense de educação superior privada. Só lá pude examinar a diferença entre o discurso gerencial mandatório e contrário a qualquer elegância acadêmica,  das decisões colegiadas mais fortes,  porém de amabilidade soberana. Todo poder mal constituído é fruto provável da coisa mal formatada e se desfaz com o tempo; no imaginário da liberdade individual a aventura do bem fazer tem forte racionalidade simbólica.

Sinto, em mim,  que a elegância deve sempre persistir  em todo o convívio acadêmico.

Aldo De A Barreto
16 janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário