quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O professor e suas ferramentas





O professor e suas ferramentas

Para a população em geral de nada adianta um computador sem um propósito para seu uso. Ou uma condição de acesso que permita conhecer os dados, saber do que se trata e como usá-los para melhorar a condição de existência nos lugares que ocupa na sociedade.

Há meses li em um jornal local a reclamação de um professor de uma escola pública no interior do nosso país: “eu precisava tanto de uma caixa de ferramentas e me mandaram um computador”. A utilização do computador precisa de um letramento educacional e digital para que transforme os dados e o canal de disseminação em informação útil. Grandes e suntuosos prédios de bibliotecas públicas é um impeditivo para a entrada de pessoas, principalmente as mais desprovidas.

Quando da inauguração do “palácio” francês, O Centro Nacional de Educação e Cultura Georges Pompidou em Paris os resultados de uma pesquisar revelou,uma espécie de estranhamento do povo e o Centro si: o Centro de Cultura foi visto como um labirinto, onde as pessoas se sentiam pouco à vontade de acordo com seu habitus de convivência.

Principalmente aqueles menos privilegiados. As pessoas que não têm condições cognitivas adequadas para lidar com as referências colocadas  ali  e experimentavam uma sensação de desconforto. Isto foi chamado de “l’effet Beaubourg”. O efeito Beaubourg, bairro de localização do Centro mostra que o tratamento espetacular para projetos de ensino é uma total contradição com o conteúdo instrutivo e formativo que justificam aqueles espaços como sendo para o povo.

Todos estes serviços só têm valor se os dados  na web estiverem linkados entre si e com a aprendizagem para o povo. Nunca contra o povo que deveriam beneficiar.

Veja o sistema de dados do governo inglês; dados centralizados e interligados, um sistema feito por Sir Tim Berners-Lee com a preocupação primeira de prestar contas e instruir os governados de todos os níveis de letramento.  http://data.gov.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário